Fique por dentro do que acontece em nosso Hospital
O setembro amarelo é um mês de apelo para o cuidado com a vida, as ações são voltadas para a prevenção ao suicídio. O lema da campanha neste ano é “Se precisar, peça ajuda”. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo a cada ano. No Brasil, a estimativa é de haver 14 mil casos de suicídio por ano.
As atividades desenvolvidas internamente com os pacientes buscaram chamar a atenção sobre a importância de cuidar da saúde em todos os seus aspectos e também sobre a valorização da vida. Na Unidade de Saúde Mental o foco foi o resgate dos valores e da cultura, a espiritualidade como suporte para situações difíceis, o incentivo para o cuidado pessoal e auto estima, o olhar sobre o positivo da vida, o apoio familiar, a música e a alegria de viver, entre outros. Os momentos contaram com a confecção da árvore da vida, com flores e mensagens motivadoras, apresentação da 9ª Região Tradicionalista, da banda “Aprendendo a Viver” do CAPS AD e roda de conversa com brincadeiras e lanches. Todas as atividades são desenvolvidas pela equipe multidisciplinar do hospital e também por voluntários.
O Hospital Bom Pastor Ijuí possui há anos um trabalho consolidado na área de saúde mental. “Hoje percebemos que as pessoas estão cada dia mais conectadas umas às outras, mas distantes ou ausentes emocionalmente e isso tem trazido sentimentos de solidão, desesperança e angústia, o que leva muitas vezes a ideação suicida. O cuidado em saúde mental deve ser um movimento não somente da saúde, mas de todos os âmbitos da sociedade, considerando que os fatores que levam ao adoecimento e ao pensamento suicida, nasce de fatores sociais, econômicos, emocionais, políticos, biológicos, considerando o indivíduo como um todo em sua complexidade”, afirma a coordenadora da Unidade, Luciane Mucelini.
Ressaltar a positividade da vida e os aspectos que potencializam a capacidade humana de se reinventar e enfrentar as adversidades da vida é de extrema importância para a saúde mental. Na Unidade de Saúde Mental do Hospital, o trabalho é focado na multi e interdisciplinaridade das ações profissionais na área, com uma equipe composta por médicos psiquiatras, médicos clínicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, farmacêutico, oficineiros e equipe de apoio.
Além disso, também são utilizados outros recursos assistenciais, os quais envolvem grupos operativos, oficinas diversas, práticas integrativas como Reiki e atendimento individual às famílias, com vistas à assistência integral, respeitando sempre a subjetividade do sujeito.
© 2023 All Rights Reserved.