História, missão e valores

O Hospital Bom Pastor Ijuí foi constituído em 18 de maio de 1981 pela Cooperativa Regional Tritícola Serrana (COTRIJUÍ), que tinha por objetivo o atendimento dos associados e dos demais produtores rurais da região. Contudo, a Cooperativa, em dezembro de 1988, decidiu afastar-se do ramo hospitalar, enquanto estimulava a criação de entidades filantrópicas que pudessem amparar os moradores da região. Como resultado, a comunidade criou a Sociedade Hospitalar Beneficente de Ijuí.

A partir dos anos seguintes, passamos por etapas de renovação e de qualificação da oferta dos serviços de saúde. Um ponto especialmente destacável desse momento foi a criação da campanha intitulada “Doações Para a Vida”, em 1999. A campanha visava aumentar a nossa arrecadação, para que pudéssemos estabilizar a situação econômica e efetivamente qualificar os serviços prestados à comunidade. A iniciativa teve êxito e, além de ter sido de grande auxílio, demonstrou a força da cooperação, do caráter comunitário, intrínseco à nossa instituição. Os primeiros anos do século XXI marcaram mudanças na nossa estrutura e funcionamento, sendo significativas e muito vantajosas para a comunidade de Ijuí. Em 2001, passamos a nos colocar à disposição do SUS, com a oferta do primeiro leito para internação de pacientes psiquiátricos.

No ano de 2002, ocorreu a aquisição de um terreno com área de mais de 18.000 m², junto ao Bosque dos Capuchinhos, no Bairro São Geraldo, destinado à construção das instalações do novo Hospital Bom Pastor Ijuí. Neste momento, o foco dos esforços voltou-se para o fortalecimento dos serviços e da unidade psiquiátrica através do programa estadual Cuca Legal, fornecendo ainda mais leitos para internação. No ano seguinte, o projeto arquitetônico das novas instalações teve início.

A denominação da nossa instituição foi alterada no dia 19 de janeiro de 2005, passando de Sociedade Hospitalar Beneficente de Ijuí à Associação Hospital Bom Pastor Ijuí. Logo no ano subsequente, ocorreu a ampliação do convênio com o SUS, no qual houve o credenciamento para a realização de mais procedimentos cirúrgicos.

Em 2009, parte das novas instalações foram inauguradas: as alas destinadas ao Centro de Atendimento Psicossocial Infantil e ao Programa Vida com Dignidade. Posteriormente, em 2013, foram formalizados e aprovados o Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (CAPSI) e o Centro de Atendimento Psicossocial a Dependentes de Álcool e Drogas. Além disso, o ano de 2020, marcou a mudança integral e definitiva das nossas atividades para as novas instalações.

Toda a nossa história foi construída por pessoas que fazem a diferença. A comunidade, os pacientes e os colaboradores são parte da nossa essência. Dessa forma, em meio ao desenvolvimento tecnológico e inovação constante, oferecemos novos serviços com o mesmo propósito: a vida digna como maior objetivo.

.

Visão

Ser referência macrorregional em saúde, destacando-se pela incorporação humanizada de inovações tecnológicas com qualidade, segurança e resolutividade.

Missão

Proporcionar atendimento acolhedor e eficiente, com uma gestão profissional e sustentável, reconhecendo as necessidades e contribuições da comunidade, mantendo como essência o protagonismo colaborativo.

Propósito

A vida digna como maior objetivo.

Princípios e Valores

a) Profissionalização ancorada no planejamento, na gestão por resultados e no trabalho em equipe;

b) Competência técnica e protagonismo como fatores de empregabilidade e atendimento humanizado;

c) Disponibilidade permanente de interação com a comunidade regional;

d) Pesquisa, inovação e formação permanente como estratégias de desenvolvimento e melhoria da resolutividade;

e) Qualidade, segurança e resolutividade dos serviços como prioridade institucional;

f) Gentileza, empatia, compaixão e espiritualidade como forma de proporcionar um cuidado humanizado;

g) Comportamento ético e íntegro pautado na justiça, equidade e transparência em todas as condutas profissionais e pessoais vinculadas ao Hospital;

 

.

© 2023 All Rights Reserved.