Fique por dentro do que acontece em nosso Hospital
A coordenadora do CAPS AD, Andressa Dias, e a psicóloga da Unidade de Saúde Mental, Tanara Zimmermann, participaram do Congresso Nacional de Saúde Mental em Belém/PA, realizado entre os dias 15 a 17 de novembro, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme).
Este ano, o tema do Congresso foi “Potências do Bem Viver: Ancestralidade, Diversidade e Sustentabilidade”. A programação contou com minicursos, oficinas, rodas de conversa, mesas-redondas, atividades culturais, mostra de fotografias, feira de economia solidária, lançamento de livros e exibição de filmes no cineclube.
“O evento é um dos mais relevantes na área e reúne profissionais, estudantes, pesquisadores e militantes da saúde mental de todo o país, buscando fortalecer as redes de atenção psicossocial, intervenções e ações de cuidado de forma ética, sensível e humanizada”, explica Andressa.
Dias, juntamente com a psicóloga, Anna Berton, que já atuou em estágios no CAPS AD, apresentou o trabalho “Jornal A Margem”. O Jornal foi desenvolvido em conjunto com os pacientes, onde contam suas experiências de vida e de acolhimento no serviço e segue para sua terceira edição.
Andressa, representando os profissionais e usuários do CAPS AD, apresentou mais dois trabalhos, sobre a criação do “Substanciarte”, coletivo de geração de trabalho e renda, através das diretrizes da economia solidária e “Protagonismo dos Usuários em Espaços de Cultura e Memória”, onde reforça a importância das ações fora das paredes do CAPS, ocupando os espaços.
As participantes abordaram questões relacionadas aos tratamentos e cuidados que fortalecem as práticas no campo da saúde mental, destacando a importância de ações éticas, políticas públicas eficazes e a integração de abordagens interdisciplinares para promover saúde e cuidado aos usuários. Além disso, enfatizaram a necessidade de um olhar sensível e inclusivo nas práticas de cuidado, que respeitem a subjetividade de cada sujeito.