Notícias

Fique por dentro do que acontece em nosso Hospital

CAPSi Caramelo participa de Encontro Estadual

A oficineira e artista visual do CAPSi Caramelo, Camila Cassel e a psicóloga, Jaqueline Trevisan estiveram presentes no I Encontro Estadual de CAPSi e CAPS I – com tema “A RECONSTRUÇÃO NO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL INFANTO-JUVENIL”.

A convite de comissão organizadora do evento, Camila, participou da mesa acolhedora do encontro como representante estadual dos trabalhadores de CAPSi. Em sua fala, a oficineira apresentou o Projeto de Fotografia e o curta-metragem realizado pelos pacientes em homenagem ao serviço.

O encontro aconteceu em Porto Alegre no Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Conforme explica Cassel, momentos como este possibilitam a troca de experiências, de aprendizados e a sensibilização de todos que trabalham com a infância e adolescência.

“Foi um prazer poder usar este espaço de fala para representar tantos outros profissionais que transformam vidas através dos trabalhos que desenvolvem. Um momento inesquecível, onde todos os presentes demonstraram reconhecimento e admiração pelo trabalho do Caps i Caramelo. Espero que as pessoas e todos os serviços possam entender o quão significativo é estar em ação dentro de um Centro de Atenção Psicossocial. Agradeço a Comissão Organizadora, em especial Consultora OPAS – Renata Castro Gusmão e a Psicóloga Kátia Rodrigues da Silva, pelo olhar sensível entrelaçado neste convite tão único. Também quero agradecer a diretoria administrativa do Hospital e a toda a Equipe CAPSi Caramelo pelo apoio e reconhecimento”.

Participando da mesa de acolhimento, a chefe da Divisão de Políticas Transversais do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps), Fernanda Mielke, destacou a “potência deste encontro, que traz no nome a reconstrução do Estado também sob a lógica de cuidado em saúde mental”. O evento foi aberto aos 33 Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) e aos 92 do tipo I que existem no Rio Grande do Sul, os quais atendem pessoas de zero a 18 anos.